A anatomia do Coração
- Nicole Fonseca
- 6 de jun. de 2017
- 5 min de leitura
Olá! Neste post, serão abordadas as principais características do coração, em especial suas estruturas. Bons Estudos!
Quando o assunto é a anatomia do coração, é de extrema importância saber que:
Trata-se de um órgão muscular, seu tecido muscular chama-se tecido muscular cardíaco.
É responsável por bombear o sangue, através dos vasos sanguíneos, a todo o organismo.*
Possui quatro câmaras: divididas em lado esquerdo e direito, sendo elas: átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, átrio direito e ventrículo direito.
Há no coração os chamados sulcos coronários, são estes os responsáveis por separar visualmente átrios e ventrículos na sua superfície externa.
As câmaras superiores são separadas das câmaras inferiores por meio das valvas intraventriculares. A valva bicúspide ou mitral separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo e a valva tricúspide separa o átrio direito do ventrículo direito.
Os lados do coração são separados por uma camada de tecido chamada septo interventricular.
Ao coração chegam as veias cavas, havendo uma superior e outra inferior localizadas no lado direito do coração, e as veias pulmonares, localizadas no lado esquerdo do coração.
O coração possui duas importantes artérias. A artéria pulmonar, localizada no lado direito do coração e a artéria aorta, localizada no lado esquerdo do coração.
O coração possui basicamente três camadas: Epicárdio, miorcardio e endocárdio.
O coração é revestido por uma importante membrana, chamada pericárdio.
As câmaras do coração:
O Coração é um órgão dividido em quatro câmaras, sendo dois ventrículos e dois átrios. Os ventrículos estão inferiormente posicionados em relação aos átrios. Estas câmaras são divididas pelos chamados sulcos coronários. Há também a divisão entre os ventrículos, através do ramo interventricular anterior, separando-os em direito e esquerdo. A divisão destas câmaras possibilita uma importante característica do sistema cardiovascular: o fato de não haver mistura do sangue venoso com sangue arterial. Sendo assim, sabe-se que no lado direito do coração há sangue venoso (pobre em oxigênio) e do lado esquerdo do coração há sangue arterial (rico em oxigênio).

As valvas Cardíacas:
As valvas cardíacas são estruturas que impedem o refluxo do sangue durante a circulação deste no coração. Há dois tipos de valvas:
Valvas atrioventriculares: Estas valvas impedem o refluxo do sangue dos ventrículos para os átrios. Há a valva atrioventricular bicúspide (também chamada de mitral) no lado esquerdo do coração e há a valva tricúspide do lado direito do coração. Morfologicamente, as valvas atrioventriculares possuem uma característica importante que as distinguem, a presença das cordas tendíneas, as quais estão fixadas no músculo papilar do coração. A valva bicúspide possui dois feixes de cordas tendíneas, já a valva tricúspide possui três feixes. Além das cordas tendíneas, as valvas de diferem em sua formação, pois a valva bicúspide é formada pela união de duas válvulas: a válvula anterior e a válvula posterior, já a valva tricúspide é formada por três outras válvulas: a válvula anterior, a válvula septal e a válvula posterior.


Valvas semilunares: Estas valvas impedem o refluxo do sangue das artérias, onde uma vez impulsionado, o sangue não reflui para os ventrículos. A valva semilunar pulmonar, impede o refluxo do sangue da artéria pulmonar para o ventrículo direito, já a valva aórtica, impede o refluxo do sangue da artéria aorta para o ventrículo esquerdo. Morfologicamente, a valva pulmonar é formada pela união das válvulas: válvula semilunar anterior, válvula semilunar direita e válvula semilunar esquerda. Já a valva da aorta, é formada pela união das válvulas: válvula semilunar direita (coronária), válvula semilunar esquerda (coronária) e válvula semilunar posterior.

Principais vasos sanguíneos do coração:
Há quatro grandes conjuntos de vasos sanguíneos no coração. Os vasos sanguíneos que trazem sangue ao coração são as veias, já os vasos sanguíneos que levam o sangue do coração para a pequena e a grande circulação são as artérias.
Do lado direito encontra-se:
Veia cava superior e veia cava inferior: Estas veias são os vasos que trazem o sangue venoso dos tecidos do corpo até o coração.
Artéria pulmonar: Vaso que leva sangue venoso do ventrículo direito para os pulmões, onde o sangue será oxigenado.
Do lado esquerdo encontra-se:
Veias pulmonares: vasos que trazem o sangue oxigenado dos pulmões para o coração.
Artéria aorta: o vaso mais calibroso do corpo humano, leva o sangue oxigenado do ventrículo esquerdo para a grande circulação, a qual alcança todos os outros tecidos do organismo.

O pericárdio e as paredes do coração:
O pericárdio é a membrana que reveste o coração, sendo chamado também de saco pericárdico. O pericárdio possui duas faces, a face externa chamada de pericárdio fibroso e a parte interna, chamada de pericárdio seroso. O Pericárdio fibroso protege o coração, auxilia na fixação do coração no mediastino e impede seu enchimento total no período de diástole. O pericárdio seroso, face interna, possui duas subdivisões: Pericárdio seroso parietal, o qual fica aderido ao pericárdio fibroso; e o Pericárdio seroso visceral, o qual se formará a superfície externa propriamente dita do coração, isto é, o epicárdio.
As paredes do coração se configuram em trás camadas:
Epicárdio: formado pelo pericárdio seroso visceral.
Miocárdio: o músculo cardíaco.
Endocárdio: a camada mais interna do coração.
Em se tratando da parede do coração é importante ressaltar que a parece do ventrículo esquerdo é visivelmente mais espessa que a parede do ventrículo direito, esta diferença morfológica se dá por causa do fluxo sanguíneo. O ventrículo direito contraí e impulsiona o fluxo sanguíneo para a pequena circulação (a que se dá do coração para o pulmão e do pulmão para o coração), exercendo um empenho muscular menor em relação ao ventrículo esquerdo, que contraí e impulsiona o fluxo sanguíneo para a grande circulação (a que se da do coração para os demais tecido do corpo e de volta ao coração novamente).

Localização:
O coração está localizado na cavidade torácica, no mediastino. O mediastino encontra-se anterior à coluna e posterior ao osso esterno, centralizado entre os dois pulmões, estando superior ao diafragma. O coração estende-se da 2ª costela ao 5º espaço intercostal, e está disposto obliquamente em um ângulo de 40º graus, entre o plano sagital e o plano horizontal. O ápice do coração aponta para baixo, na diagonal esquerda do corpo, e sua base, onde há os vasos sanguíneos, apresenta-se para a parte de cima do mediastino.

Deixamos aqui três vídeos do Profº Eduardo Scabora, da Universidade Uniararas, onde é possível visualizar as estruturas do coração humano em peças reais.
* Para aprofundar seus conhecimentos sobre esta característica sugerimos a leitura do post "Fluxo sanguíneo: o segredo da circulação sanguínea".
Bibliografia:
NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2004. 207-227 p.
Imagem 1: CONTRERAS, Katiuzka. Aurículas y ventrículos. Disponível em:<http://estudiosistemasbiologicos.blogspot.com.br/>. Acesso em: 01 jun. 2017.
Imagem 2: CRISTINA, Márcia. Coração em foco: Prolapso da Valva Mitral. Disponível em: <http://coracao-em-foco.blogspot.com.br/2015/06/prolapso-da-valvula-mitral-pvm.html>. Acesso em: 01 jun. 2017.
Imagem 3: ROMERO, Cesar. Anatomia Cardiovascular. Disponível em:<https://pt.slideshare.net/cesarromero13/resumo-s-cardiovascular-anatomia>. Acesso em: 01 jun. 2017.
Imagem 4: GUILLÉN, Damiz Marín. Valvulas cardíaca y circulacion. Disponível em:<https://pt.slideshare.net/Damizitha/valvulas-cardiacas-y-circulacion/3>. Acesso em: 01 jun. 2017.
Imagem 5: DREAMSTIME, Banco de Imagens. Couer humain. Disponível em: <https://fr.dreamstime.com/image-stock-coeur-humain-image22594071]>. Acesso em: 01 jun. 2017.
Imagem 6: NICOLAU, Lucas. Anatomia Cardíaca. Disponível em: <http://lucasnicolau.com/?v=publicacoes&id=1>.Acesso em: 01 jun. 2017.
Imagem 7: MARINHO, Rafaela Henriques. IIª Revisão de Anatomia. Disponível em:<http://slideplayer.com.br/slide/9147837/>. Acesso em: 01 jun. 2017.
OBS: Imagens editadas.
Comments